pix-sera-semelhante-tecnologia-blockchain-diz-especialista

Os riscos da nova tecnologia

 sistema de pagamentos do Banco Central exigirá cuidados. Até agora já foram identificados mais de 100 registros de domínios criminosos

Na mesma velocidade em que as soluções financeiras avançam também surgem ameaças sofisticadas que visam roubar não só o dinheiro como também os dados pessoais dos usuários. E com o PIX não é diferente. Desde que começaram a ser feitos os cadastros das chaves, no último dia 5 de outubro, logo nas primeiras horas, especialistas em segurança da Kaspersky identificaram o registro de 30 domínios fraudulentos com o termo “pix” para captura de dados. Agora já são mais de 100.

O rápido interesse dos cibercriminosos não surpreendeu o especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini. “Quando o governo federal anunciou o cadastro do auxílio emergencial, no dia 3 de abril, até o dia 8 já tínhamos identificamos 100 domínios falsos”, diz. O registro de um domínio é o primeiro estágio de um golpe. Eles simulam endereços oficiais de bancos, com pequenas mudanças em letras e pontos e são esses endereços que são enviados em links para e-mails, SMS e WhatsApp — são abertos quando o usuário clica. Entre os nomes desses domínios maliciosos sempre há uma ligação com o tema, como por exemplo chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com; suportepix.online e pix.atualizacaowebsegura.gq. Esse tipo de ameaça é denominada “Phishing” porque simula uma “pescaria” para fisgar os desatentos e capturar login e senhas bancárias.

Segundo a empresa, o Brasil é um dos países mais afetados por esses programas maliciosos em todo o mundo. Em 2019, foram mais de 30 milhões de ataques. Neste ano, com a pandemia, houve uma verdadeira explosão, subindo mais de 124%. O primeiro foco é roubar senhas, o segundo é se instalar no equipamento e monitorar quando você entra nos sites ou aplicativos de bancos para roubar todos os dados e o dinheiro nas contas. “Por isso, desconfie sempre e não clique em nada que te enviem”, diz Assolini.

Comments are closed.